Conteúdo:

Mosaico, decoupagem, artesanato.



Mosaico com pastilhas

O mosaico pode ser feito com vários materiais, pastilha de vidro , de resina, de porcelana, gemas ou apliques. Este trabalho é muito rico em detalhes e cores, pois com a variedade de pastilhas existentes podemos fazer peças muito bonitas.
 

Pastilhas de vidro:

são pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.
Podem ser cortadas com torquês para se obter um formato de acordo com o desenho do mosaico.

Pastilhas de resina:

possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.
Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça.
O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração

Pastilhas de porcelana ou azulejos:

também são encontrados em diversos tamanhos e cores.
Têm de ser cortados com cortadores especiais ou torquês de azulejo, e se necessário usar uma lixa para dar um acabamento melhor na lateral dos pedaços, evitando assim que fiquem lascados.

Gemas:

são peças de vidro com formatos arredondados. Possuem diversas cores e são utilizados para incrementar os mosaicos.

Apliques de cerâmica:

São peças de cerâmica também utilizadas para incrementar mosaicos.
Normalmente, já possuem um formato definido, que vão desde desenhos geométricos até desenhos de corações, flores, casas, crianças entre outros.


As pastilhas de vidro e azulejos usadas nestas peças são encontradas em loja de material de construção: JOÃO DE BARRO MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO -
 (34)3241.0266.