Conteúdo:

Mosaico, decoupagem, artesanato.



Mosaico Romano e Mosaico Bizantino

MOSAICO ROMANO:
O mosaico romano é um tipo de revestimento de parede ou pavimento feito de milhares de pequenas peças de pedra, cerâmica ou vidro. O artista corta estes materiais em peças de 0,5cm2 até 4cm2c e fixa-as do modo a formar um desenho, usando várias cores. Obtem-se assím um revestimento resistente que se adapta a todo o tipo de superfícies.

Esta técnica foi já utilizada na antiguidade pelos Gregos e Romanos e ainda hoje podemos admirar as verdadeiras obras de arte feitos pelos mosaicistas antigos em sítios arqueológicos como Conimbriga em Portugal ou Pompeia na Itália.

Quer saber mais sobre o Mosaico Romano e Arte Romana? (clique aqui).







Mosaicos do Louvre-Paris (França)



Mosaicos do Museu do Vaticano-Roma (Itália)



MOSAICO BIZANTINO:
O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem inclusive os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é demasiadamente utilizado devido à associação com maior bem existente na terra: o ouro.

Quer saber mais sobre Arte Bizantina? (clique aqui)








Mosaicos do Vaticano - Basílica de São Pedro-Roma (Itália)